Conheça Bofete


HISTÓRIA DA CIDADE DE BOFETE


A fundação da cidade foi atribuída aos mineiros Vicente Ferreira da Costa, Félix Hilário e João Antônio Gonçalves, que se fixaram no lugar chamado Samambaia. O povoado recebeu o nome de Patrimônio de Nossa Senhora da Piedade em 1847, ano em que Vicente Ferreira da Costa fez uma doação de terras à igreja recém-construída. Em 28 de fevereiro de 1866, houve a criação da freguesia no município de Botucatu, que recebeu o novo nome de Rio Bonito e, em 24 de março de 1871, foi transferida para Tatuí. A vila foi criada em 21 de abril de 1880, mas sua denominação só foi alterada para Bofete em 21 de dezembro de 1921. 


Significado do Nome

Bofete tem este nome por causa do morro que se encontra no município. Segundo se conta, havia no morro uma pequena câmara escavada na rocha, onde os tropeiros que iam de Minas Gerais ao Paraná costumavam guardar alimentos não perecíveis e água fresca para seus colegas que utilizavam a mesma rota. Este acordo, que por sinal persiste ainda hoje na floresta amazônica entre seringueiros e garimpeiros, perdurou, na região, até o início do século XX e determinou, assim, que o nome do dito relevo se tornasse Morro do Buffet, que, em francês, quer dizer, literalmente, aparador de comida.A denominação, obviamente, foi abrasileirada para Bofete e acabou se impondo ao pequeno vilarejo, que até ali se chamava Samambaia, Freguesia do Rio Bonito e Bofete que pertenceu, sucessivamente, a Botucatu e Tatuí, até se emancipar como vila.  

O aniversário do município se comemora no dia 21 de abril, a população de Bofete conforme o censo 2010 é de 9.282 habitantes, localizado na região centro sul do Estado de São Paulo, o acesso rodoviário se dá pelas Rodovias - Castelo Branco, Km 183 e Marechal Rondon Km 230 (aprox.), com distâncias: Capital: 240 km, Botucatu 46 km, Avaré 96 km, Campinas 150 km, Bauru: 150 km,Piracicaba 70 km...   
Os Principais Pontos Turísticos são: Rio do Peixe, Rio Bonito, Rio Sto. Inácio, Rio da Ponte Alta, Rio Jacutinga e Rio do Óleo. 

A cidade tipicamente interiorana valoriza como forma de expressão cultural a musica raiz, tendo como filho ilustre o maior ícone desse gênero Adauto Ezequiel, o famoso Carreirinho. Adauto, assim como a literatura, o esporte, a tirania, a paz e a política, projetaram grandes personagens celebres ao mundo, nomes ligados diretamente a localidades, regiões, estados e países, exemplo: não há como falar em Jorge Amado, Caetano Veloso, Antonio Carlos Magalhães sem lembrar na Bahia; Teixeirinha Rio Grande do Sul, Zumbi dos Palmares e Graciliano Ramos Alagoas, Luiz Gonzaga sertão nordestino etc. Carreirinho é Nosso!!!






Um comentário:

  1. Jamais imaginei a origem e razão do nome BOFETE para essa simpática cidade de nosso interior paulista.E ao saber que num morro desse lugar os tropeiros costumavam deixar comidas, para sustento da longa viagem, que empreendiam por caminhos rústicos, ao sabor das inúmeras intempéries - chego a pensar que esses pioneiros agiram inspirados no Criador, que escondeu no chão sagrado de Bofete, para cantar para o Brasil inteiro, um de seus mais ilustres filhos: ADAUTO EZEQUIEL - o nosso imortal Carreirinho.Que os habitantes desse magnífico lugar, bem como as autoridades, sempre se espelhem nesse ser iluminado, que tantas alegrias deu a tantos corações, alimentando-os ao longo da jornada da vida...nem sempre fácil com suas canções imortais

    ResponderExcluir